Contador de Visitas (:

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Homem X Mulheres

Tivemos que fazer um questionário  para a aula de sociologia entrevistando pessoas entre 14 e 18 anos sobre Homens e Mulheres. Com isso, descobrimos que há universos distintos: um feminino e outro masculino. Essa divisão ainda existe, tanto em objetos quanto em profissões, cores, etc. Descobrimos também que o preconceito entre e contra mulheres ainda existe. Esses são os resultados de nosso questionário:

   No nosso questionário, fizemos algumas perguntas que abordavam temas como gêneros e sexo.
Na primeira pergunta, entre as 15 pessoas que participaram, 14 disseram que engenheiro é uma profissão masculina e que  bombeiro é uma profissão somente para homens. A profissão de cabeleireiro, com 12 votos, foi escolhida como profissão feminina e  manicure é uma profissão somente para mulheres. De 10 votos, 9 foram direito e medicina que consideraram como unissex, ou seja, tanto homem quanto mulher podem exercer esse tipo de profissão.
Na segunda pergunta, questionamos se nos dias atuais são eles que ainda mandam em casa. Com quase um empate, 7 disseram que sim e 8 disseram que não. Pela maioria, podemos concluir que homem, atualmente, não manda mais em casa.
Na terceira pergunta, pedimos para assinalar qual desses objetos eram mais femininos: Fogão, Ferrari, Bola de futebol, Maquiagem, Boneca e All star. Houve uma grande competição entre fogão, com 10 votos, boneca, com 11 votos, e a opção da maioria, foi com 12 votos, a maquiagem.
Na penúltima pergunta, pedimos para que assinalassem qual desses objetos eram mais masculinos: Prancha de surf, Brinco, Esmalte, Skate, Boné e Tiaras. Houve também, uma grande competição entre prancha de surf, com 11 votos, skate, com 11 votos, e a opção da maioria, foi boné, com 13 votos.
Na última pergunta, fizemos algo diferenciado, perguntamos, sobre o preconceito vivido pelas mulheres de um modo geral, e com 6 votos, podemos concluir que as mulheres, atualmente, ainda sobrem preconceitos diversos.
Com esse trabalho, podemos concluir que, mesmo atualmente, há certas coisas que são consideradas exclusivamente femininas e outras exclusivamente masculinas. Essa divisão ainda existe, tanto em objetos, profissões, cores etc. E que, apesar de antigamente o preconceito ser bem mais rígido, hoje em dia está melhorando, mas ainda sim ele não deixa de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário