Contador de Visitas (:

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Analisar uma obra!

Como um projeto de Artes visuais, da professora marcia, tivemos que analisar uma obra que gostariamos, e deduzir seu contexto histórico e sua opinião sobre a imagem. Como exemplo, iremos postar aqui o trabalho da aluna Stephanie, espero que vocês gostem ! 

Eu vi o mundo... ele começava no Recife

 

Cícero Dias. Arte Moderna – 1926. Guache e técnica mista sobre papel, colado em tela. Dimensões: 1,98m X 13m



     No fim dos anos 1920 e início dos anos 1930, durante a Arte Moderna, Cícero Dias abandonou as orientações acadêmicas para buscar um caminho pessoal. Na Arte Moderna, há agitação nos meios artísticos, novos artistas expondo suas obras, caracterizando o valor da cultura brasileira, além do mais, esses artistas preocupavam-se em dominar os aspectos técnicos da elaboração de uma obra de arte. Em sua primeira fase artística, Cícero Dias privilegiou aquarelas e óleos. Durante a segunda fase (1936-1960), onde prevaleceram a figuração e a abstração. Por fim, em sua terceira fase (1960-2000), onde a mulher era um símbolo constante.  Em suas obras, demostrava um estilo para se destacar, marcando sua pintura: usando com frequência o azul e o vermelho, dando um tratamento particular as cenas da vida nordestina. Já nesta obra, o tema fundamental, é o recife, sua cidade natal, onde ele mostra a beleza de sua cidade, e do nordeste.

     Ao analisar esta obra, deduzi que, Cícero Dias possuia um objetivo na hora de realiza-la, sendo ele, passar a imagem de como era o nordeste. Em suas obras, ele revela os elementos fundamentais da trajetória de um pernambucano.  Na Obra, ‘Eu vi o mundo.. ele começava no Recife’, o artista a criou devido o orgulho de sua cidade. Nesta mesma época criou também um trabalho relevante para a cidade: o piso da Praça do Marco Zero, uma bela e enorme rosa dos ventos plantada no centro da cidade. Com isto, é possivel concluir que, em cada época o artista possuia suas técnicas, mas na obra escolhida, utilizava cores fortes e destacantes, pinturas cheias, o que mostra a agitação do nordeste. Além disso, mostra a beleza, com o sol, e a cultura, com as danças e roupas demostrando agitação e alegria.e por fim, o povo e como é a vida no Recife, sendo lá, o único lugar onde Cícero Dias consegue ver o mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário