Contador de Visitas (:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SlutWalk (Marcha das Vadias).

"Marcha Das Vadias" na capital da República, realizada no último sábado. (18 de junho)
              A "slutwalk" teve sua origem no Canadá há apenas dois meses atrás. A manifestação compõe-se de pessoas reivindicando a igualdade entre os gêneros e se opondo ao machismo, à proibição do aborto e á violência sexual. A ideia  surgiu após um policial afirmar, durante uma palestra em uma universidade em Toronto, que as mulheres deveriam parar de usar roupas de vadias (ou slut, em inglês) para evitar estupros.
              O evento passou por São Paulo no início do mês e reuniu apenas 300 manifesantes. Em Brasília aconteceu no sábado (18 de junho) e contava com a presença de cerca de mil pessoas, assim como as mulheres, os homens também participavam do protesto. A concentração da "Marcha Das Vadias" iniciou-se ao meio-dia, às 13:00 horas se deu início à caminhada, que passou pela Rodoviária do Plano Piloto, seguindo para o Conic e terminando o seu percurso na Torre de TV, ás três horas da tarde. Muitos dos manifestantes usavam roupas curtas e cartazes em prol do feminismo e da liberdade das mulheres. O evento foi um sucesso.
              O movimento feminista repercute há muito tempo, tendo como apogeu a década de 60 e 70 pela efervescência política e cultural na Europa e nos Estados Unidos, e contra a opressão dos regimes militares, no Brasil. Ainda há muito para discutir sobre o feminismo e seus desdobramentos, pois é um movimento social imprescindível não apenas para as mulheres da atualidade, que as nossas filhas consigam viver num mundo menos preconceituoao em relação ao gênero feminino.

Por: Tatiane Teixeira Kurita, n° 37.
É interessante ler:

Mulheres, mobilizem-se! "We Can Do It!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário