Contador de Visitas (:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SlutWalk (Marcha das Vadias).

"Marcha Das Vadias" na capital da República, realizada no último sábado. (18 de junho)
              A "slutwalk" teve sua origem no Canadá há apenas dois meses atrás. A manifestação compõe-se de pessoas reivindicando a igualdade entre os gêneros e se opondo ao machismo, à proibição do aborto e á violência sexual. A ideia  surgiu após um policial afirmar, durante uma palestra em uma universidade em Toronto, que as mulheres deveriam parar de usar roupas de vadias (ou slut, em inglês) para evitar estupros.
              O evento passou por São Paulo no início do mês e reuniu apenas 300 manifesantes. Em Brasília aconteceu no sábado (18 de junho) e contava com a presença de cerca de mil pessoas, assim como as mulheres, os homens também participavam do protesto. A concentração da "Marcha Das Vadias" iniciou-se ao meio-dia, às 13:00 horas se deu início à caminhada, que passou pela Rodoviária do Plano Piloto, seguindo para o Conic e terminando o seu percurso na Torre de TV, ás três horas da tarde. Muitos dos manifestantes usavam roupas curtas e cartazes em prol do feminismo e da liberdade das mulheres. O evento foi um sucesso.
              O movimento feminista repercute há muito tempo, tendo como apogeu a década de 60 e 70 pela efervescência política e cultural na Europa e nos Estados Unidos, e contra a opressão dos regimes militares, no Brasil. Ainda há muito para discutir sobre o feminismo e seus desdobramentos, pois é um movimento social imprescindível não apenas para as mulheres da atualidade, que as nossas filhas consigam viver num mundo menos preconceituoao em relação ao gênero feminino.

Por: Tatiane Teixeira Kurita, n° 37.
É interessante ler:

Mulheres, mobilizem-se! "We Can Do It!"

Texto sobre Estrangeirismo

    O estrangeirismo é o processo que introduz palavras de outros idiomas na Língua Portuguesa.Mas,a própria formação da Língua Portuguesa,contou com a influência latina,árabe,grega e entre outras,por exemplo.Essas palavras e expressões que são introduzidas na nossa língua contam com determinados fatores, como avanços tecnológicos e históricos.Essas palavras são cada dia mais reconhecidas na sociedade, porque já se tornaram parte de nosso idioma.
    O uso de palavras estrangeiras deve-se principalmente pelo fato da palavra não possuir um significado de equivalência no português.Um exemplo claro disso é a palavra bullying porque, apesar de a palavra não ser de origem portuguesa, o seu significado de equivalência é facilmente compreendida nessa linguagem.
    Esse assunto é muito discutido,pois há pessoas que concordam com o uso liberal de palavras de origem estrangeiras, e também há pessoas que não negam a importância do estrangeirismo para a língua, mas concordam que a palavra deve ser usada, seguida de uma tradução ou um significado equivalente.
    O estrangeirismo não constitui uma forma de dominação cultural, porque, além do uso dessas palavras não serem obrigatórias no idioma, e o ideal é que o português fosse usado na sua forma pátria, sem a interferência de outros idiomas.Não podemos negar que essas palavras fazem parte do vocabulário de muitas pessoas, e que o certo não seria abolir de vez o uso de palavras estrangeiras, uma vez que já está introduzida na língua há muito tempo.
    O grande problema do uso de estrangeirismos é o fato de nem toda a população ter acesso ao real significado da palavra, mas a proposta é a de que não seja proibido o uso de estrangeirismos, mas que ela seja usada de maneira consciente, isto é, ser sempre acompanhada de uma tradução, ou uma explicação do termo.